Empresa do interior de Minas Gerais cria laboratório virtual de informática na nuvem para ensino a distância (EAD)

Empresa do interior de Minas Gerais cria laboratório virtual de informática na nuvem para ensino a distância (EAD)

O ensino a distância é atualmente uma das melhores formas de democratizar a educação e permitir que pessoas residentes nas mais distantes localidades possam ter acesso ao aprendizado de qualidade. Esse modelo, na grande maioria dos casos, é implementado por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (LMS – Learning Management Systems) que recriam uma sala de aula teórica, permitindo a interação entre alunos e professores, veiculação de conteúdo áudio visual e avaliações.

No entanto, cursos a distância que envolvem o desenvolvimento de habilidades práticas de uso de softwares historicamente encontraram uma deficiência que pode ser justificada por vários motivos, sendo destacados o fato de o aluno muitas vezes não ter em sua casa um computador com hardware e sistema operacional compatíveis com a demanda e não ter conhecimento suficiente para instalar e configurar os softwares necessários para realizar as atividades.

Esses fatores levam o estudante ao fracasso no momento de realizar as práticas, o que acarreta uma frustação muito grande, insatisfação com o curso e, em muitos casos, a evasão.

Sendo assim, foi encontrada a necessidade de permitir que alunos do ensino a distância possam frequentar um laboratório de informática online com as mesmas características daqueles físicos tradicionais utilizados pelos alunos da modalidade presencial.

Para isso, a Inovaz, empresa brasileira de tecnologia localizada em Poços de Caldas-MG, criou um laboratório virtual de informática denominado Soullab que é totalmente baseado em computação em nuvem e acessado via Web.

O laboratório virtual permite que o estudante tenha as mesmas experiências que teria se frequentasse uma sala de aula convencional de computação.

No Soullab o usuário utiliza um computador pessoal virtual (hospedado na nuvem) com todos os aplicativos já instalados. O aluno acompanha o que o professor está fazendo por meio de projetor e lousa virtuais, se comunica com as outras pessoas por meio de áudio em tempo real e mensagens de texto privadas ou em grupo.

Um participante da aula que está tendo dificuldades ao executar alguma atividade proposta pode ser auxiliado através do acesso compartilhado ao mesmo computador virtual, o que traz a sensação da presença do professor ao lado do aluno para demonstrar como algo deve ser feito.

Figura 1: Ambiente do Aluno

O serviço é disponibilizado em português, inglês e espanhol. Segundo o CEO da empresa, Prof. Dr. Fabiano Costa Teixeira, “o laboratório virtual idealizado e desenvolvido aqui no interior de Minas Gerais pode ser utilizado em qualquer lugar do mundo, necessitando apenas de um navegador Web e acesso à Internet”.

Aplicação em Cursos Presenciais

O laboratório virtual de informática Soullab abre diversas possibilidades também para cursos presenciais.

A flexibilização da oferta de parte da carga horária a distância permite, por exemplo, que aulas práticas de laboratório que antes eram ofertadas nas estruturas das próprias instituições de ensino possam ser ofertadas por meio do Soullab com os alunos e professores em suas próprias casas, porém com a mesma interatividade e recursos pedagógicos já conhecidos.

Essa abordagem auxilia as instituições, inclusive, na otimização de utilização de seus laboratórios físicos de informática que normalmente são muito disputados entre os cursos, demandam altos investimentos e consomem considerável volume de energia elétrica.

As tutorias de alunos também são beneficiadas e facilitadas pelo uso do laboratório virtual. Em muitos casos esses alunos moram longe da instituição de ensino ou até mesmo em outras cidades, dificultando deslocamentos em momentos fora do horário de aula. Nesses casos, os alunos podem tirar suas dúvidas com o professor ou monitor da disciplina sem precisar se deslocar.

Por fim, a ferramenta também pode ser aplicada para a oferta de mini cursos extracurriculares que os alunos tenham dificuldade em frequentar pelos mesmos motivos de deslocamento citados anteriormente.

Isso facilita a adesão dos alunos aos eventos promovidos que atualmente possam ter uma baixa procura.

Integração com Google Classroom

Uma vez que o Soullab é responsável pela implementação da parte prática do ensino de informática, as plataformas tradicionais de LMS são utilizadas de forma conjunta a ele para disponibilizar todo o conteúdo teórico, gerando uma solução completa de ensino.

Para facilitar o processo de gerenciamento e uso da ferramenta, o Soullab está se integrando com as soluções líderes de mercado no segmento de LMS.

Google Classroom foi a primeira plataforma a ser integrada, o que permite que cursos, alunos e professores possam ser importados para o Soullab de forma muito simples e rápida.

Para facilitar o acesso, um link para o Soullab pode ser adicionado ao mural do Google Classroom que quando clicado leva o aluno ao laboratório virtual usando a própria conta Google em uma abordagem Single Logon.

Como saber mais

O site oficial do produto disponibiliza mais informações sobre a plataforma: www.soullab.com.br.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *